folder Filed in Destaque, Livros, Orgulho Nerd, Quadrinhos
"Os Brasileiros"
Lucas Sigaud comment 0 Comments access_time 2 min read

A Editora Conrad, que vem se esforçando para disseminar cada vez mais os quadrinhos no Brasil, acaba de lançar mais um título promissor: “Os Brasileiros”, do historiador e antropólogo André Toral, autor de HQs desde 1986 e vencedor de dois prêmios HQ Mix de melhor roteirista nacional (pelas graphic novels “O Negócio do Sertão”, de 1992, e “Adeus, Chamigo Brasileiro – Uma História da Guerra do Paraguai”, de 1999).

Ao longo das 88 páginas de “Os Brasileiros”, Toral narra o choque de civilizações entre índios e europeus no Brasil, da extração do pau-brasil no século XVI até a implantação de um latifúndio no século XX, em sete histórias (incluindo “O Negócio do Sertão”) nas quais são os índios que ocupam o lugar de destaque – e não como pobres vítimas da História ou criaturas indefesas diante do homem branco. As diferentes tramas incluem a violência perpetrada não apenas por bandeirantes e latifundiários, mas também pelos inimigos mais “modernos” como a ganância e o alcoolismo.

Através de relatos impressionantes da luta dos índios, Toral pinta um retrato desses povos que resistiram e ainda hoje representam as sociedades mais antigas entre os brasileiros, fazendo o leitor, mais uma vez, sentir e pensar. Quando indagado sobre o título, o autor respondeu: “(…) vi que o álbum parecia reunir histórias que falam sobre o contato de dois povos e a formação de uma coisa nova, original e plural em termos culturais, que somos nós, os brasileiros”.

Não à toa, o grande Laerte uma vez disse que “Leio as histórias do Toral com a mesma parte do cérebro (e da libido) com que leio Love and Rockets, dos irmãos Hernandez, ou Ken Parker, do Berardi e do Millazzo. São simples, vigorosas, surpreendentes.”

Curiosidade: Além de histórias em quadrinhos, André Toral é autor também dos três volumes de Arte e Sociedade no Brasil, em co-autoria com Aracy Amaral, além de outros livros e artigos sobre antropologia e história da arte.

André Toral Conrad HQ Os Brasileiros Quadrinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancel Publicar comentário