Está chegando o Fantasticon 2009: no próximo fim de semana, nos dias 25 e 26 de julho, acontecerá o III Simpósio de Literatura Fantástica na Biblioteca Viriato Corrêa, Vila Mariana, na capital de São Paulo, cuja idéia é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror). A bela proposta de Silvio Alexandre, organizador do evento, e seus colaboradores e participantes é incentivar o estudo e o debate sobre a literatura fantástica no Brasil, que tem seu público crescendo cada vez mais.

O evento contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e muita confraternização, com uma programação rica em atrações para todos os gostos e estilos. No encontro deste ano haverá ainda uma novidade que interessará muito àqueles que não poderão se deslocar para São Paulo para assisti-lo – a TV Cronópios, canal online de literatura e arte, irá cobrir ao vivo todo o evento, possibilitando a todos os interessados assistirem de sua própria casa.

No entanto, a ida vale muito a pena: além de sessões de autógrafos com diversos autores (incluindo Cristina Lasaitis, que já nos concedeu uma ótima entrevista), há ainda a mostra de filmes com os premiados do Festival Curta Fantástico, as exposições “40 Anos do Symposium de Ficção Científica” (painel comemorativo do primeiro encontro internacional de escritores do gênero, no Rio de Janeiro em 1969) e “Visões Secretas” (esculturas do artista Cavani Rosas) e a possibilidade de participar ativamente das mesas redondas, que entre outras inclui uma dedicada exclusivamente ao vampiro contemporâneo, com a escritora especialista no assunto Giulia Moon, a tradutora e professora Judith Tonioli Arantes e as fundadoras e líderes do Twilight Universe (fã-clube oficial brasileiro da saga “Crepúsculo”).

Para fãs de quaisquer subgêneros de literatura fantástica, o Fantasticon será um prato cheio. Então, rumo à São Paulo – ou rumo à TV Cronópios!

A programação completa pode ser encontrada em http://fantasticon.com.br/.

Curiosidade: um dos eventos programados para este Fantasticon é um bate-papo sobre o gênero SteamPunk (para mais detalhes sobre o gênero, visite o site do Conselho SteamPunk), às 11 horas de domingo, dia 26, com Fabio Fernandes, Gianpaolo Celli e o nosso colunista e editor – e co-fundador do Conselho SteamPunk – Bruno Accioly.