Um programa imperdível – tanto para cariocas quanto para os visitantes da cidade maravilhosa – fica por conta da 20ª edição do Arte de Portas Abertas. O evento, tradicionalmente abrigado pelo charmoso bairro de Santa Teresa, acontece este ano nos dias 04 e 05 e 11 e 12 do mês. Serão dois fins de semana de programação cultural, das 11h às 18h, que contam ainda com o variado roteiro gastronômico do bairro.

O Arte de Portas Abertas é um evento em que artistas plásticos de Santa Teresa abrem seus ateliês de forma sincronizada para o público. O primeiro evento do tipo foi realizado em 1996, com apenas 16 ateliês e uma projeção de público de cerca de quinhentos espectadores. Desde 2001, entretanto, o evento passou a realizar apenas uma edição por ano ao invés de duas e agora chega já à 20ª produção em quatorze anos, recebendo mais de 35 mil pessoas por fim de semana em algumas edições.

A repercussão do evento projetou Santa Teresa como pólo de produção artística e proporcionou ao bairro uma nova dinâmica cultural. Além disso, mudou também a forma de organização dos artistas, que em 2003 criaram a Chave Mestra – movimento associativo de artistas de Santa Teresa – que promove e dá suporte a outras ações continuadas em arte-educação e traz constante fomento a cultura na cidade.

Em 2010, além dos 39 ateliês que abrirão suas portas mostrando as oficinas dos artistas, 13 espaços culturais participarão do projeto; e em seis deles a Chave Mestra apresentará exposições coletivas e individuais. As exposições individuais estarão no Museu Casa de Benjamin Constant e no Castelinho 38 e as coletivas no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, na Casa Amarela, no Museu da Chácara do Céu e no Parque das Ruínas.

Para uma pequena “amostra”, a programação conta com a exposição “Índice”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, onde o público poderá ver um trabalho de cada artista que abrirá seu ateliê.

A abertura do evento será dia 03 de Setembro de 2010, no Parque das Ruínas, onde haverá também o lançamento do “Livro das transparências” de Célia Cotrim.

Chave Mestra

Rua Felício dos Santos, 9 casa 1
site: http://chavemestra.com.br/
telefone: 21-2507-5352
email: contato@chavemestra.com.br