A Rua do Lavradio e adjacências, na Lapa, Rio de Janeiro, vai se transformar em um grande mercado ao ar livre nos dias 4 e 18 de Setembro de 2010, que tradicionalmente acontece no primeiro sábado de cada mês.

Realizada pelo Polo Empresarial do Centro da Cidade, o Novo Rio Antigo, transforma a região através da exposição e negociação de antiguidade, itens raros, peças de arte e objetos curiosos.

A Feira Rio Antigo teve sua primeira edição em 1998 – em momento de decadência do “Centro Velho” e da Lapa se encontravam em franca decadência – revitalizando a movimentação da comunidade e turística para a localidade e incentivando renovações por parte da prefeitura e empresas.

Desde então em todos os primeiros sábados do mês, às 10 horas, é possível encontrar uma miríade de negociantes de arte, antiguidades e até quinquilharias, que exibem suas peças.

Primeira rua residencial da cidade do Rio de Janeiro, a Rua do Lavradio e a Rua do Senado tomam emprestado do evento um clima todo especial, invocando um bucolismo surreal para o momento em que vivemos e envolvendo antiquários, expositores, bares e restaurantes em um clima de festa sem igual.

Brinquedos, máquinas, artesanato, discos, livros, roupas e tudo o que você passa imaginar, de todas as épocas, poderá ser encontrado no enorme mercado que vai invadir o Lavradio e imediações.

Adicionalmente, os bares e restaurante locais colocam suas mesas na rua e os atendentes e garçons um belo sorriso no rosto, revisitando uma época que não se sabe se de fato existiu ou se, na verdade, é só uma expressão dos nossos desejos utópicos do que seria o Rio Antigo.

Aos Steamers do Rio de Janeiro e DieselPunks de plantão, é uma ótima oportunidade de confiscar aqueles itens tão raros e adequados para construir engenhocas, traquitanas e trapizongas que, ainda que não funcionem, têm um charme todo especial.

Programação

Praça Emilinha Borba (esquina da Rua Lavradio com a Rua do Senado)

14h: Grupo Azeituna
15h: Surdodum
16h: Coral Abstrassom
17h30: Mamulengo Presepada
Grupo Circundando
R. do Lavradio, nº 116

15h30: Grupo Caldo de Feijão tocando choro.
R. do Lavradio, nº 192

15h30: Grupo Sincopando Choro
R. do Rezende, nº 21

15h: Elza Ribeiro
Realização: Pólo Novo Rio Antigo