folder Categoria(s) Séries de TV
Pan Am - 1963 em grande estilo
Bruno Accioly comment Comentários access_time 2 minutos

Uma convincente reconstituição de época, cultura e costumes na forma ao mesmo tempo que um manifesto acerca do poder da mulher na década de 1960, “Pan Am” é uma série que conquista o público ao revisitar uma época em que estas buscavam abrir as asas para alçar vôos mais altos.

Sem ser panfletário ou excessiva em qualquer sentido a série consegue traçar o perfil de uma mulher às vezes forte, às vezes inteligente, às vezes corajosa, da forma que homens ou mulheres deveriam ser retratados na ficção para não se afastarem demais do Real.

Com um figurino impecável, cenografia extremamente realista e um elenco belíssimo meio que capitaneado pela eterna musa nerd Christina Ricci, “Pan Am” traz ainda belas e talentosas atrizes, cujos adjetivos não podem ser poupados. A estatuesca figura de Kelli Garner, a irretocável pintura que é Margot Robbie e a beleza helênica de Karine Vanasse representam bem a visão arquetípica da mulher da época ao mesmo tempo que lhes faz a justiça de não deixar que o público acredite que sejam apenas isso.

Colocando em perspectiva questões como a herança da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, segregação racial, direitos humanos, política e o espaço da mulher na sociedade, “Pan Am” se apossa de um símbolo do glamour da época para contar a estória das personagens.

Com um texto bem elaborado e um enredo extremamente bem estruturado, a série abusa de Flashbacks e Flashforwards para acompanhar a vida de Maggie, Kate, Laura e Collete, ao mesmo tempo que as coloca na balança com o piloto e o co-piloto do jato de passageiros no qual trabalham.

A narrativa inteligente não se perde em ambições simples, passando pelo crescimento das personages em por tramas interessantes e intrincadas que envolvem até o recrutamento de uma delas como recurso da CIA.

Com mais de 11 milhões de espectadores nos EUA na data de exibição, a série é mais do que recomendável para as mulheres e certamente muito interessante para os homens que as querem entender um pouco mais.

Torçamos para que chegue por aqui, pois é uma das melhores séries dramáticas de TV produzidas nos últimos anos.

A ABC, que a produz, recentemente teve de desmentir que ela seria cancelada, afirmando que ela volta no dia 8 de Janeiro de 2012.

 

christina ricci com época kelli garner maggie kate