folder Filed in Livros, Orgulho Nerd
Cordel dos Sonhos
Carol Fortuna comment 0 Comments access_time 4 min read

O projeto de Richard Diegues vai distribuir gratuitamente o livro infantil “Cordel dos Sonhos” para crianças de famílias de baixa renda e bibliotecas públicas. Será um projeto com financiamento coletivo através de colaborações reunidas no site Catarse.me. A iniciativa conta com o apoio de quem acredita em colaborar para construir mundo melhor através da leitura e têm a intenção de contribuir com valores que vão de R$ 10,00 até quanto acharem que vale a pena investir.

A intenção do projeto é mobilizar as pessoas e inspirar tantas outras no sentido de idealizar e colaborar com projetos de longo prazo para mudar a situação cultural do país.

Cada um pode ajudar e fazer a diferença e, na página do projeto no Catarse, estão disponíveis diversas formas de contribuir, sendo que, para cada tipo de contribuição, há um prêmio.

Caso o leitor se sinta na condição pede-se que apoie o projeto financeiramente como um Investimento no Futuro. E, podendo ou não apoiar de forma financeira, que repasse este artigo para amigos e familiares, para que consigamos ampliar a rede de contatos, conforme as instruções ao final deste artigo.

A obra “Cordel dos Sonhos” que empresta o título ao projeto, faz uso das ilustrações de Jeffrey Thompson para ajudar a contar a estória, que foi concebida depois de um extenso estudo sobre as principais dificuldades que as crianças enfrentam na faixa dos 9 aos 12 anos de idade.

Com narrativas pedagógicas e lúdicas voltadas à crise de identidade e complexos de liberdade tolhida, geralmente associadas às negativas inerentes da educação nessa fase da vida. Trata ainda do processo de “divórcio velado”, recorrente principalmente nas camadas sociais desprivilegiadas economicamente.

Geralmente os pais são vistos como “monstros” nessa fase, e essa analogia é feita com cuidado discreto ao longo de toda a obra, onde a protagonista inicia uma “briga” com sua mãe, e depois se vê obrigada a trilhar todo um caminho até conseguir ser perdoada. É uma fantasia cheia de subtextos educativos, ocorrendo em um Reino dos Sonhos – presente em três outros romances que exploram o “Universo de Todos os Olhos” – onde personagens já familiares para as crianças vão passando pelo caminho da personagem em sua jornada.

A tipografia bem cuidada e cheia de diversidade e a rica diagramação de textos e as imagens, ao longo das cento e vinte páginas emblematicamente ilustradas em duas cores, ganham identidade ao fazer uso da arte do cordel, tão representativo da cultura nacional.

O estilo literário usa da poesia, da prosa e de rimas não só como linguagem mas como oportunidade para apresentar naturalmente aos leitores as diversas nuances da literatura e seus conceitos. O formato do livro físico também foi estudado pensando na assimilação das crianças, com o tamanho de 23cm x 21cm, miolo colorido em duas cores, preservando a identidade do cordel.

Richard Diegues, o autor, reside na cidade de São Paulo e publicou os livros “Resvalamentos – a Chave dos Reinos” (romance, 2012), “Catrina e o Reino de Todos os Olhos” (romance, 2011), “Tempos de AlgóriA” (romance, 2011), “Cyber Brasiliana” (romance, 2010), “Sob a Luz do Abajur” (contos, 2007) e “Magia – Tomo I” (romance, 1997) – além de ter organizado e ter sido co-autor em dezenas de outros livros. Sócio-editor da Tarja Editorial, Richard Diegues é engajado em projetos sociais, já visitou inúmeras escolas e bibliotecas em palestras e eventos, sempre incentivando o hábito da leitura para as crianças e adolescentes.

Quer colaborar? Eis as suas opções…

1) Colabore financeiramente com o projeto…

http://catarse.me/pt/CordelDosSonhos

2) Clique no botão Curtir abaixo…

3) Curta este artigo nos botões das redes sociais abaixo…

Cordel dos Sonhos Projeto Social Richard Diegues Tarja Editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancel Publicar comentário