folder Categoria(s) Destaque, Quadrinhos
Franz Kafka em Quadrinhos
Assesoria comment Comentários access_time 2 minutos

Peter Kuper era mais conhecido por ter levado as personagens de “Spy vs. Spy” para a Revista MAD, mas, recentemente, suas adaptações de Franz Kafka em “Desista! e Outras Histórias de Franz Kafka”[bb] e “Metamorfose”[bb], traduzidas em várias línguas, é o que mais tem chamado a atenção dos fãs de quadrinhos.

Ilustrador de publicações como a Time Magazine, Businessweek e The Progressive, Peter Kuper acertou em cheio ao resolver se envolver com as adaptações das narrativas surrealistas do escritor tcheco.

“Desista!” sai em uma edição de 64 páginas e “Metamorfose” em 77 páginas pela editora Conrad. São obras de Kuper para o leitor de quadrinhos e para o leitor de Kafka se deleitarem em um novo viés da obra original.

Com seu traço que remete ao trabalho de Lasar Segall, o autor não se atém às interpretações mais superficiais da obra original, fazendo uma leitura gráfica própria.

A obra de Franz Kafka é seminal. Ela traz em si codificada muito da condição humana, da tragédia e do fascínio daquilo que chamamos de civilização.

Kuper usa de meta-linguagem o tempo todo para traduzir significado, provocando sensações no leitor por vezes de forma mais literal do que o próprio Kafka ousaria fazer.

“Metamorfose” e sobretudo “Desista!” não são mero entretenimento, mas arte. E é preciso lê-los tendo isto em mente. Não se tratam de quadrinhos com final feliz ou que estão ali para fazer o leitor sentir-se bem.

Antes esgotada devido a sua inclusão no PNBE – Programa Nacional Biblioteca na Escola – “Metamorfose”, de Kuper, voltou a aparecer para aquisição em livrarias e no Submarino[bb], junto com as demais obras do autor.

É bom lembrar, sempre, contudo, que a linguagem de quadrinhos não é a linguagem literária. Arte Seqüencial não deve ser lida com a mesma “régua” que se lê um livro. São coisas diferentes.

Ambas as obras continuam densas, mas a densidade dos livros é a densidade dos livros e a dos quadrinhos está “restrita a” ou “enriquecida pela” linguagem deste meio.

Adquira as obras de Kuper[bb]

Ou abaixo:

_NOME_