folder Categoria(s) TV a Cabo
"Colossus 1980"
Assesoria comment Comentários access_time 2 minutos

Um clássico, “Colossus: The Forbin Project” – batizado de “Colossus 1980” no Brasil – é o filme perfeito para quem se interessa em saber quais as bases da ficção científica, o alicerce sobre o qual filmes como “Exterminador do Futuro” se fundamentaram.

Tendo sido lançado no início da década de 70, o filme teve a oportunidade de beber da fonte de Arthur Clarke e Stanley Kubrick, cujo romance/filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”, já girava em torno das conseqüências imponderáveis do investimento na criação de computadores conscientes.

O filme, de Joseph Sargent (“McArthur” e “Sweet Nothing in My Ear”), discorre acerca de Colossus, um computador dotado de inteligência artificial que foi construído para – em plena Guerra Fria – assumir o controle sobre o sistema de defesa nuclear dos EUA.

Assim que é acionado, Colossus descobre a existência de outro equipamento similar – o Guardian – construído pela então União Soviética com objetivos semelhantes. O enredo se complica quando ambos os equipamentos resolvem se unir para estirpar um mal maior sobre o planeta: o livre-arbítrio da Raça Humana.

“Colossus 1980” não necessariamente precisa ser lido como um filme que fala contra o desenvolvimento tecnológico, mas que alerta para os perigos em se desenvolver tecnologia sem compromissos morais e de forma inconseqüente. Pode ser também lido como um filme que fala da Máquina do Estado para a qual cada vez mais o homem comum perde espaço e poder, transformando-se não mais em um fim em si mesmo, mas se tornando um meio pelo qual o Estado alcança os objetivos de sua agenda insuspeita.

“Colossus 1980” é um filme difícil de encontrar, mas que está sendo exibido na Net. Vale conferir!

  • 22/05/2008 – 23:50 – Telecine Cult
  • 24/05/2008 – 07:30 – Telecine Cult