folder Categoria(s) Destaque, Livros
"No Olho Da Rua"
Lucas Sigaud comment Comentários access_time 3 minutos

Um Outro Lado Da Vida

“Cada galpão tinha oitenta metros de comprimento e era subdividido, por paredes, em dez alojamentos, de mais ou menos oito metros quadrados, todos entulhados de beliches onde dormiam aproximadamente 36 pessoas. Não havia divisórias separando as camas. Os moradores dormiam publicamente, como nas ruas, e também publicamente faziam suas necessidades no único banheiro disponível em cada alojamento. Tudo isso os submetia a uma deprimente promiscuidade.”

O que seria o parágrafo acima? Um relato de um campo de concentração nazista? A descrição de uma senzala que abriga escravos em uma ditadura distante? Ou ainda – um presídio decadente para criminosos? Nada disso, ou, talvez, um pouco de cada. Estamos falando da Fazenda Modelo (localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro), projeto hoje extinto, mas que um dia foi um dos maiores abrigos de mendigos do mundo, através da visão do médico Marcelo Antonio da Cunha, autor do livro “No Olho Da Rua”, que durante três anos foi seu diretor.

O livro é uma coletânea de contos reais vividos pelo “Doutor Marcelo”, como era conhecido, na administração da Fazenda Modelo e, principalmente, no convívio com os moradores da mesma. É uma assustadora visão deste outro lado da vida – este outro mundo tão próximo e tão distante. Os fatos são tão chocantes e contados de forma tão emocionante, que esquecemos as limitações de Marcelo Antonio da Cunha enquanto escritor.

Marcelo, de fato, não é escritor. Seu texto às vezes oscila entre o rebuscado e o coloquial, com desvios freqüentemente desnecessários. No entanto, nota-se claramente o afinco e a dedicação do mesmo em tratar das vidas dos pobres (em todos os sentidos) moradores da Fazenda Modelo.

E é nos relatos sobre os moradores e sobre seu convívio com eles que o livro acerta em cheio. São histórias emocionantes, narradas com perceptível carinho e pesar pelo autor, que invariavelmente nos tocam, sejam elas sobre o artista plástico Cloves, sobre o ator ex-criminoso Ailton, sobre Suzana, prostituta desde os 13 anos, ou até mesmo sobre Higino, o homem-cão.

Contos reais, que abrem nossos olhos para a realidade dolorosa à nossa volta. Por isso, a iniciativa e o trabalho do Doutor Marcelo, bem como seu livro, merecem nossos silenciosos aplausos.

Curiosidade: Marcelo Antonio da Cunha nunca deixou de trabalhar em causas sociais ao longo de sua carreira. Trabalhou na organização Médicos Sem Fronteiras e hoje, 5 anos após deixar a Fazenda Modelo (levou quase quatro escrevendo este livro) coordena um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas no Rio de Janeiro.

Serviço

Título: “No Olho da Rua”
Autor: Marcelo Antonio da Cunha
Editora: Nova Fronteira
Preço: R$ 44,90
Número de páginas: 288 páginas
ISBN: 978.85.209.2079-4
Site: “No Olho da Rua”
Amostra: Trecho de “No Olho da Rua”

No Olho da Rua Marcelo Antonio da Cunha