folder Categoria(s) Destaque, Quadrinhos
"O Cabeleira", em quadrinhos
Assesoria comment Comentários access_time 2 minutos

Inspirado no romance de Franklin Távora, “O Cabeleira” é uma obra esmerada em narrativa e no traço com os quais conta, quadrinho a quadrinho, a história dessa personagem imortalizada em versos de cordel do Século XVIII.

Bandoleiro como Lampião, o Cabeleira foi temido por sua força e crueldade, que não poupavam ninguém, fosse mulher, padre ou criança, na província pernambucana.

O romance que deu origem aos vibrantes traços desta obra de quadrinhos foi escrito em 1876, mas a violência gráfica, a cada página, constrói personagens assustadoramente atuais, nos fazendo refletir enquanto comparamos atrocidades entre o momento atual e o pregresso.

Da seqüência espetacular que é a luta entre Gabriel e o personagem principal até o momento em que é encontrado por Liberato e seu bando, o roteiro consegue cumprir seu papel de construir a mística entorno de Cabeleira, para culminar em um final épico.

Não somente calcado na violência da personagem, são especialmente belas as cenas do jovem Cabeleira com Luisinha, ele galhardamente falando de seu bacamarte e ela querendo dar-lhe de provar seu arroz-doce nos próprios lábios, num misto de inocência e sedução de ambos os lados.

O sólido e econômico roteiro de Leandro Assis e Hiroshi Maeda fora originariamente escrito para o Cinema e transposto para os quadrinhos por Allan Alex, em uma adaptação cheia de energia e fúria.

Romance-histórico de crescimento, aprovação, sensualidade, amor, tragédia e redenção, “O Cabeleira” se coloca como peça importante na história dos quadrinhos brasileiros, sorrateiramente visitando as raízes do comportamento violento e as origens da marginalidade sem apelar para o moralismo grosseiro ou para a parcialidade.

Serviço

Título: O Cabeleira
Autor: Allan Alex, Leandro Assis, Hiroshi Maeda
Editora: Desiderata
Preço: R$ 39,90
Número de páginas: 144 páginas
ISBN: 9788599070444
Leia um trecho
Site Oficial

O Cabeleira