folder Categoria(s) Em DVD
"O Clube de Leitura de Jane Austen"
Assesoria comment Comentários access_time 2 minutos

Jane Austen é uma das autoras mais perspicazes no que se refere a exposição das fraquezas e relações humanas e é considerada, depois de Shakespeare, a escritora mais importante da literatura inglesa.

“O Clube de Leitura de Jane Austen” (IMDB) é mais um de uma série de filmes que faz referência a obra da escritora, colocando seus livros como pano de fundo para a interação entre um grupo de amigas e sua reação as peças que o amor prega em todos nós.

Com o elenco encabeçado pela estrela em ascensão Maria Belo – que vem conseguindo sobressair cada vez mais nas telas – seguida de perto pela bela Emily Blunt, o filme traz Kathy Baker em um importante papel que dá o tom do filme e a partir de quem conseguimos ler nas personagens as características das mulheres descritas por Austen em seus romances.

Junto com as personagens principais, as coadjuvantes Amy Brenneman, Maggie Grace e os pares românticos Hugh Dancy, Jimmy Smits, Kevin Zegers e Marc Blucas acabam todos se envolvendo de uma ou de outra forma com os romances de Jane Austen, motivo pelo qual o diretora e roteirista Robin Swicord (nora de Elia Kazan) exigiu que cada um lesse o livro que sua personagem teria de ler para o filme.

Fiel ao espírito das obras seminais de Austen, o filme empreende uma jornada displiscente mas deliciosa por livros que, se você não leu ainda, deveria ler… e que tendo você lido ou não, vai se divertir vendo este “filme de meninas” que começa falando mal dos homens para depois redimí-los a sua condição de vítimas de sua natureza, assim como todo ser humano.

E para quem deseja ler Jane Austen:

  • Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) (1811)
  • Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) (1813)
  • Mansfield Park (1814)
  • Emma (1815)
  • Abadia de Northanger (Northanger Abbey) (1818) póstumo
  • Persuasão (Persuasion) (1818) póstumo

O Clube de Leitura de Jane Austen