folder Categoria(s) Quadrinhos, TV a Cabo
"Quadrinhos - A Nona Arte", por Sissi Freire
Sissi Freire comment Comentários access_time 2 minutos

Produzido pela Ideograph, o documentário “Quadrinhos: a Nona Arte” vai ao ar hoje pelo Canal Brasil. A primeira parte desse maravilhoso trabalho dos irmãos Calvet, passa às 21 horas, mas não pára por ai. A produção tem cinco episódios bem amarrados que falam desde a criação dos quadrinhos no século XIX até os dias de hoje, passando pelos anos onde os Mestres do Terror e dos contos eróticos dominavam o mercado.

O documentário conta com a presença de nomes ilustres, entre eles Patati, Mauricio de Souza e Ziraldo. Sem sombra de dúvidas, o bloco de minha preferência foi o dedicado as estórias infantis: “A Turma do Infantil”; que vai ao ar dia 09 de Setembro de 2008. A cada palavra de Maurício ou de Ziraldo, eu me transportava de volta ao tempo em que meus dias eram recheados com as aventuras de Mônica e sua turma e onde alguns de meus amigos ainda brincavam de colocar uma panela na cabeça e fingir que eram o Menino Maluquinho. A força de vontade de Maurício e Ziraldo em ver suas estórias publicadas foi a ferramenta essencial para o sucesso de ambos, uma lição de vida para aqueles que pensam em desistir logo no primeiro “não.”

Outro segmento importante para mim foi “Gibis, Drogas e Rock’n Roll”, que vai ao ar em 16 de Setembro, onde os fãs de Rê Bordosa e da galera do Chiclete com Banana vão poder matar as saudades e saber um pouco mais sobre os criadores dessa turma. Quem não se lembra da amalucada Rê, criada em 1984 por Angeli – e assassinada em 1987 por ninguém menos que… Angeli – que com seus 30 e poucos anos era o retrato da mulher urbana da época, só um pouco mais doidona. Abusava de sexo, drogas, bebidas e cigarros e era garantia de diversão para quem quer que cruzasse seu caminho.

E se você é daqueles que acha que quadrinhos é assunto de criança, está na hora de largar o preconceito e se entregar ao que muitos acham ser, na verdade, a primeira arte. Quadrinhos é sim assunto de gente grande!

A Mini-série, dividida em cinco capítulos, será exibida toda terça-feira, às 21 h, começando em 26/08/2008 com “A Nona Arte”; “Os Mestres do Terror” em 02/09/2008; em 09/09/2008 “A Turma do Infantil”; “Gibis, Drogas e Rock’n Roll” em 16/09/2008 e “Capitão Brasil e sua Gangue” em 23/09/2008.

As reprises acontecerão às quartas-feiras, 15:30h (dias 27 de agosto, 03, 10, 17 e 24 de setembro) e ao meio-dia dos sábados (30 de agosto, 06, 13, 20 e 27 de setembro).

Quadrinhos