folder Categoria(s) Quadrinhos, TV a Cabo
"Quadrinhos", no Canal Brasil
Rita Franco comment Comentários access_time 2 minutos

“Quadrinhos”, ótima opção para conhecer a importância dos quadrinhos no Brasil

No dia 26.08 estréia no Canal Brasil uma minissérie sobre a arte dos quadrinhos no país, de João Calvet.

Para alguns, as histórias em quadrinhos são coisa de criança.

Quem não se divertiu lendo “gibis” da Turma da Mônica? Ou as aventuras protagonizadas pelo “Menino Maluquinho”?

Mas os quadrinhos vão além, é entretenimento para pessoas de todas as idades. E, para aqueles que a ela se dedicam, não é uma brincadeira (apesar de ser divertido), mas sim trabalho sério e executado de forma a explorar cada vez mais a criatividade. É um processo que envolve desde o esboço até a chegada ao leitor, uma longa caminhada que compreende a participação de muitas pessoas.

Da mesma forma que um livro pode contar histórias infantis, juvenis ou adultas, assim também acontece com os quadrinhos, que podem possuir conteúdo com maior ou menor densidade. E aqui, densidade não significa que uns sejam melhores que os outros, mas sim que a abordagem é diferente, cada qual com seu público alvo.

E é essa história, repleta de curiosidades de como começou e se desenvolveu no Brasil; a importância de autores como Maurício de Sousa, Ziraldo, Angeli, Henfil, Laerte; a ultrapassagem, em vendas, dos títulos da Disney pelos da Turma da Mônica; o surgimento de quadrinhos adultos, alguns inclusive empenhados  para expressar o pensamento durante a repressão da ditadura militar; a influência da vida e da cultura brasileiras na forma dos autores se expressarem e o futuro, que já está chegando: muitos quadrinistas brasileiros desenham ou escrevem para títulos mundialmente lidos e possuem reconhecimento internacional. A prova está na última ComiCon realizada em San Diego, nos Estados Unidos, que premiou com o Eisner (que pode ser chamada de “Oscar” dos quadrinhos, dada a importância deste prêmio) os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá.


A minissérie encontra-se dividida em cinco capítulos, sendo que a primeira apresentação de cada um sempre ocorrerá terças-feiras, às 21 h, começando em 26.08 com “A Nona Arte”; “Os Mestres do Terror” em 02/09/2008; em 09/09/2008 “A Turma do Infantil”; “Gibis, Drogas e Rock’n Roll” em 16/09/2008 e “Capitão Brasil e sua Gangue” em 23/09/2008.

As reprises acontecerão às quartas-feiras, 15:30 h (dias 27 de agosto, 03, 10, 17 e 24 de setembro) e ao meio-dia dos sábados (30 de agosto, 06, 13, 20 e 27 de setembro).

Uma boa oportunidade para aprendermos mais sobre uma arte que nem sempre é devidamente reconhecida.

Watchmen