folder Categoria(s) Destaque, Orgulho Nerd
FILE Rio 2009
Tita Mirra comment Comentários access_time 2 minutos

Nessa terça-feira, dia 10 de março, estréia a 4ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores festivais de arte e tecnologia da América Latina, o evento reúne trabalhos de artistas brasileiros e internacionais nas áreas de webart, inteligência artificial, mobile art, animação computadorizada, software art, instalações interativas e imersivas.

O evento é dividido em 3 partes:

FILE Instalações – mostra ambientes interativos que reagem às diversas ações dos indivíduos. Dentre os destaques dessa edição estão as obras “Scalable City” de Sheldon Brown (EUA), uma cidade imaginária onde elementos do mundo real sofrem interpretações de formas e processos com algoritmos; “Skinstrument” de Daan Brickman (Holanda), instrumento musical tocado por duas pessoas através da corrente elétrica gerada pelo toque da pele; “The Viewer” de Casilda Sanchez e Julio Obelleiro (Espanha), um espectador virtual que observa e reproduz o comportamento do espectador real; e “Crepúsculo dos Ídolos” de Jarbas Jacome (Brasil), mecanismo de interação que distorce a imagem das TVs de acordo com alguns sons capturados por microfone.

FILE-CD (Cinema Documenta) – traz filmes e vídeos-documentários digitais sobre temas relacionados à cultura eletrônica. Para essa edição, foram selecionados nove trabalhos com foco no questionamento dos novos fenômenos sociais, comportamentais e culturais.

FILE Symposium – artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia debatem as novas mídias e a cultura digital em sua extensão interdisciplinar. (Importante: Necessita de pré-inscrição no site. As vagas são limitadas.)

Acesse o site para saber mais detalhes sobre a programação do evento.

FILE Rio
Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo
10 de março a 19 de abril (terça a domingo, das 11h às 20h)
Informações: (21) 3131-3060
Entrada franca

Digital art