folder Categoria(s) Destaque, Redutos, SteamPunk
SteamPunk – Fantástica Jornada Noite Adentro III
Assesoria comment Comentários access_time 5 minutos




É cada vez menos necessário começar um artigo em um site ou revista com a frase “Mas afinal o que é SteamPunk?”.

Boa parte do mérito vem da comunidade de entusiastas do gênero, do editor e escritor Gianpaolo Celli, do organizador da Fantasticon Silvio Alexandre e do trabalho contínuo de um dos grupos como a Confraria das Idéias e organizações dedicadas a promoção do gênero no país como o Conselho SteamPunk.

No dia 27 de Novembro de 2009 vai acontecer o maior evento SteamPunk do país até o momento, um marco importante do gênero para o entusiasta brasileiro.

Em poucas linhas, pode-se dizer que o SteamPunk é um sub-gênero da Ficção Científica, que invoca o visual da tecnologia do Século XIX, do Vapor e do início das pesquisas com Eletricidade. Obras SteamPunk costumam guardar semelhança com as obras de Julio Verne e de H.G. Wells, como “20000 Léguas Submarinas”, “Da Terra à Lua” e “A Máquina do Tempo”.

Muito vem sendo produzido com esta proposta ultimamente em termos de literatura, mas bastante material vem aparecendo em quadrinhos, filmes e até nas artes plásticas, ou em movimentos espontâneos como CaseMods (alteração de objetos cotidianos) SteamPunk e até o Cosplay do gênero – batizado por entusiastas brasileiros como SteamPlay.

Em entrevista recente para o site SteamCon.com.br, Raul Cândido e Karl Felippe, da Loja São Paulo do Conselho SteamPunk discorreram sobre a importância do evento e sobre o que está planejado para a “virada cultural” Steamer que vai rolar do dia 27 para o dia 28.

A repercussão do evento não é pequena no meio blogueiro e sites como o Cidade Phantástica – de Romeu Martins; o Fale RPG; a RedeRPG; o site da Confraria das Idéias; estão há mais de um mês divulgando o evento para seu público.

O Conselho SteamPunk promete estar presente em peso no evento, com Raul Cândido da Loja São Paulo, Bruno Accioly da Loja Rio de Janeiro – os fundadores da organização – e as pessoas que, segundo os dois, realmente fazem as engrenagens se moverem e que botam as caldeiras do Conselho para trabalhar: Karl Felippe, Edward o Conselheiro, Lord Fire, Lady Jess, Lord Jack, Jezebelly Trenare, fora os demais, em outros estados, que fazem parte dos bastidores e que alimentam os sites de todas as lojas, divulgam o SteamGirls e que dão vida ao SteamBook ~ A Rede Social SteamPunk.

Conforme citado pelo Overmundo, em recente entrevista com um dos fundadores do Conselho SteamPunk, o trabalho da organização foi mencionado na Wired.com mais de uma vez pelo próprio Bruce Sterling, o autor do primeiro romance do gênero.

Com reconhecimento internacional, o SteamPunk no Brasil tem tudo para crescer e ser não só uma proposta estética ou um sub-gênero literário, mas um objeto de produção cultural com expressão em diferentes mídias e – dadas suas características intrínsecas – um importante meio lúdico de resgate da história recente do país.

Serviço

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Local: R. Sena Madureira, 298. Vila Mariana, zona sul.
Telefone: (11) 5573-4017
Data: Sexta-Feira, dia 27 de Novembro de 2009, com início às 22h
Entrada Franca


Exibir mapa ampliado

Desfile performático (Dia 27, às 22h)
Um desfile de moda Steampunk composto por modelos feitos a partir de tecidos antigos que quase não se usam mais como o morin, cambraia de linho, juta, fibras vegetais, sendo alguns de seda misturados com alguns elementos feitos artesanalmente como luvas e chapéus.
A estilista Lili Angelika busca a união do romantismo com elementos de uma realidade pós-apocalíptica, inspirado em filmes Cyberpunks, Steampunks e de Fantasia como “Van Helsing”, “Blade Runner”, “Cavaleiro sem Cabeça”, “Stardust”, “A Liga Extraordinária”, entre outros.

Apresentação Teatral (Dia 27, às 22h30)
A atriz Cristiana Gimenes, da Cia Em Cena Ser, apresenta textos Steampunk, selecionados por Karl F.

Bate-papo: Saiba tudo sobre Steampunk (Dia 27, às 23h)
Gerson Lodi-Ribeiro, Bruno Accioly e Karl F. falam sobre os princípios, e o que é Steampunk, sua presença na literatura, no cinema e como sub-cultura. A mediação será de Silvio Alexandre.

Exibição de filmes (dia 27, às 24h; dia 28, às 2h e 4h)

RPG live-action: “Steam-live” (dia 27, a partir da meia-noite)
Durante a madrugada acontecerá o RPG live-action, “Steam-live”. Em breve, mais informações sobre a história e cenário. Coord.: Confraria das Idéias.

Obs.: Para as atividades do teatro é necessário retirar ingresso, sujeito à lotação da sala (101 lugares), no dia 27, a partir das 21h. Durante os intervalos das projeções, ocorrem esquetes teatrais. Após a meia-noite, você pode assistir aos filmes no auditório ou acompanhar o jogo de RPG /Live-action no andar térreo. Para participar do jogo é preciso se inscrever antecipadamente.

SteamPunk