folder Categoria(s) Quadrinhos
Bando de Dois - unindo o velho oeste ao cangaço
Rober Pinheiro comment Comentários access_time 2 minutos

O velho oeste já não está assim tão distante do sertão nordestino. Ao menos, não para Danilo Beyruth.

Lançado pela Zarabatana Books, sua nova HQ, “Bando de Dois”, cria um universo todo particular, misturando o estilo dos westerns italianos à conhecida paisagem do sertão nordestino e ao cangaço.

Paisagens desoladas, bandidos mal-encarados, povoados miseráveis no meio do deserto (ou das caatingas do sertão), tesouros escondidos e trens carregados de dinamite. Apesar do cenário bem característico, engana-se que pensa que a história se passa em alguma paragem do velho oeste americano. Muito pelo contrário, “Bando de Dois” leva para o cangaço o clima à lá Sergio Leone [cineasta italiano que tornou o gênero western spaghetti conhecido mundialmente], resgatando as aventuras dos velhos gibis, mas dando um toque bem brasileiro à história.

Na trama, dois sobreviventes de um bando de vinte cangaceiros partem em busca das cabeças decepadas de seus companheiros. Os protagonistas, impelidos por motivações diferentes, estão dispostos até a enfrentar um exército inteiro para completar a missão.

A HQ de 96 páginas em preto e branco bebe na fonte de filmes clássicos do gênero produzidos pelo diretor italiano, como a trilogia “Por um Punhado de Dólares”, “Por Uns Dólares a Mais” e “Três Homens em Conflito”.

Beyruth se destacou no mercado de quadrinhos nacionais com o fanzine Necronauta que, inclusive, ganhou um álbum pela HQM no final do ano passado.

Para divulgar o novo trabalho, o quadrinista criou um site exclusivo, onde é possível ver um trailer especialmente feito para o projeto, além da capa mais do que chamativa e da trilha sonora.

“Bando de Dois” foi um dos trabalhos de quadrinhos contemplados pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do governo do estado de São Paulo, no ano de 2009.

Sobre a Obra

O quê: HQ “Bando de Dois”.
Autor: Danilo Beyruth
Editora: Zarabatana Books
Páginas: 96
Quanto: R$ 36,00

Bando cabes canga velho western spaghetti