folder Categoria(s) Cinema, Eventos Nerds
II Semana dos Realizadores anuncia seleção de filmes
Rober Pinheiro comment Comentários access_time 4 minutos

Foi divulgada pela organização da II Semana dos Realizadores a seleção de filmes que compõem a mostra de 2010. Nesta edição serão exibidos, no total, 11 longas-metragens provenientes de seis estados do país. Todas as sessões terão lugar no Unibanco Arteplex do Rio de Janeiro. O evento será aberto pelo longa “Desassossego (filme das maravilhas)”, uma criação coletiva de 14 cineastas brasileiros que fará sua première mundial na Mostra.

Projeto coletivo coordenado por Felipe Bragança e Marina Meliande, “Desassossego (filme das maravilhas)” foi realizado junto a outros doze cineastas: Karim Aïnouz, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Gustavo Bragança, Caetano Gotardo, Marco Dutra, Juliana Rojas, Carolina Durão, Andrea Capella, Ivo Lopes Araújo, Helvécio Marins e Clarissa Campolina. Junto a “A Fuga da Mulher-Gorila” (exibido na I Semana dos Realizadores, em 2009) e “A Alegria”, filme que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em maio deste ano, o filme fecha a terceira parte da trilogia “Coração no Fogo”.

O longa “O Último Romance de Balzac”, de Geraldo Sarno, que levou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado, está programado para encerrar o festival. O evento também abre espaço para a estreia em terras brasileiras de “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro, cuja première mundial aconteceu em fevereiro, dentro do prestigiado Festival de Roterdã. O filme, que desafia os limites entre ficção e documentário através da história cotidiana de quatro moradores da favela Brasília Teimosa, em Recife, já passou por vários festivais internacionais em países como Alemanha, Argentina, Chile, México e Canadá.

Outro destaque da II Semana dos Realizadores é a pré-estreia de “Terras”, de Maya Da-Rin, filme que chega ao circuito carioca em 17 de setembro. Realizado nas cidades que formam a tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, o documentário estreou no festival de Locarno, na Suíça, e já venceu quatro prêmios, entre eles o Prêmio Las Cámaras de la Diversidad, no 25º Festival Internacional de Cine de Guadalajara.

Outra novidade da seleção é o filme, “Estrada para Ythaca”, codirigido pelos jovens realizadores cearenses Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti e vencedor da Mostra Tiradentes, tanto do prêmio da crítica quanto do júri jovem. A ficção sobre quatro amigos (interpretados pelos próprios diretores) que partem numa viagem de carro sem destino certo após a morte de um amigo em comum, também já esteve no BAFICI, em Buenos Aires.

Duas produções locais terão suas estreias realizadas durante a Semana: “Chantal Akerman, de Cá”, de Gustavo Beck, filme nacional sobre a cineasta belga e o único a ser exibido na competição do FID Marselha, um dos principais eventos de documentários do mundo, e “Laura”, de Fellipe Barbosa, que acompanha uma jovem brasileira nas maiores festas do jet set de Nova York.

Com a primeira edição realizada em 2009, o evento alcançou um expressivo sucesso, tanto de público quanto de cineastas participantes e, nesta segunda edição, busca ampliar seu campo de atuação.

Além da seleção de filmes, a II Semana dos Realizadores inspirou uma série de três debates, organizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com os diretores no campus da universidade na Praia Vermelha, entre os dias 8 e 10 de setembro. Além disso, festivais parceiros do evento, como o Santa Maria da Feira, em Portugal, o Black Nights, na Estônia e o Cape Winelands, na África do Sul, selecionarão um filme cada para suas próximas edições.

No dia 1º de setembro, a organização do festival divulgará a programação diária do evento e a lista de curtas metragens que participarão desta edição, completando o conjunto dos filmes exibidos.

Abaixo, a lista dos selecionados:

Filme de Abertura

* Desassossego (filme das maravilhas), direção coletiva (RJ/SP/MG/CE).

Filme de Encerramento

* O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno (RJ).

Outros Filmes Selecionados

* Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro (PE);
* Chantal Akerman, de Cá, de Gustavo Beck (RJ);
* Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti (CE);
* A falta que me Faz, de Marília Rocha (MG);
* Laura, de Fellipe Barbosa (RJ);
* Mulher à Tarde, de Affonso Uchoa (MG);
* Pacific, de Marcelo Pedroso (PE);
* Terras, de Maya Da-Rin (RJ);
* A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza (RS).

Para mais informações sobre a II Semana dos Realizadores, visite o blog do evento: http://semanadosrealizadores.blogspot.com/

arajo edição festival de gramado Realizadores seleo