folder Categoria(s) Eventos Nerds, Picnic Vitoriano, SteamPunk
1° PicNic Vitoriano do Rio de Janeiro
Assesoria comment Comentários access_time 3 minutos

Foi no dia 16 de Outubro, às 11 horas da manhã de um sábado primaveril, acontecerá o 1° PicNic Vitoriano do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na Quinta da Boa Vista, em frente ao Museu Nacional, e se estenderá por toda a tarde.

Inspiradas em eventos similares ocorridos em cidades como Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC) – muito bem sucedidos naquelas paragens – um grupo de interessadas no glamuroso Século XIX organizou o evento do Rio de Janeiro, que pretende recriar, na cidade maravilhosa, o fascinante ambiente de outrora.

De acordo com as organizadoras do evento – Michelle Du Lenfent, Lenore Cooper e Dayana Silveira (esta última membro da Loja Rio de Janeiro do Conselho SteamPunk) – o primeiro piquenique Vitoriano carioca surgiu como resposta à necessidade de eventos que remetessem ao período em torno da Belle Époque e reunisse diferentes tribos em um evento familiar e lúdico.
O resultado curioso é que Góticos, Lolitas, Head Bangers, Steamers e autores nacionais de Literatura Fantástica vão se encontrar em um elegante evento ecumênico cultural, divertido, curioso e belo.

Até pela natureza de eventos do tipo, as organizadoras estão evitando estipular regras muito rígidas, incentivando – mas não exigindo – que os interessados em comparecer atendam ao código de vestuário ao qual tantos dos que lá estarão vão se ater.

Os mais dedicados vão trajar roupas de vários períodos do Século XIX e derivações estilizadas deste período, como é o caso do RomantiGoth, Classic Gothic, Lolita, Elegant Gothic Lolita, SteamPunk, formal e Gala.
Quanto ao que será levado para o consumo, serão evitadas embalagens plásticas modernas e refrigerantes, para garantir a ambientação. As cestas de piquenique, guardanapos de papel ou pano e utensílios individuais devem ser trazidos por todos que participarem do evento. É bom lembrar, ainda, que deve-se levar sacos de lixo para os dejetos.

As guloseimas recomendadas são os bolos, cupcakes, muffins, doces caseiros, pães, croissants, brioches, ciabatas, bolachas, cookies, biscoitos amanteigados e caseiros. As bebidas recomendadas são o mate, chá gelado e sucos.

Os piqueniques Vitorianos vêm mobilizando diferentes grupos e promovendo a simpatia, o companheirismo e a tolerância diante de suas dessemelhanças. Fenômeno recente que é, o interesse de adolescentes e jovens pelo período Vitoriano em todo o mundo se mostra uma ótima oportunidade para o entendimento das raízes históricas e do passado recente do Brasil sem a chateação massante do didatismo pedagógico forçado.

Os organizadores pretendem que o evento aconteça regularmente, como ocorre em outras cidades brasileiras.

Portanto, aos entusiastas ou não, aos que conhecem ou não, fica o convite para esta oportunidade imperdível de participar de um evento gratuito, diferente e curioso que abre uma porta para um passado nostálgico que talvez seja mais bonito hoje do que de fato se apresentava no Século XIX.

Imagens do 2° Picnic Vitoriano do Paraná

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On

curitiba pr museu nacional quinta da boa vista Rio Vitoriano