folder Categoria(s) Livros, Quadrinhos
Pequenos Heróis - São Paulo será invadida
Rober Pinheiro comment Comentários access_time 4 minutos

Quem nunca sonhou em ser um super-herói? Vestir as roupas coloridas de suas personagens preferidas, ter poderes extraordinários e armas mágicas — mesmo aquelas surgidas a partir de madeira e papelão — e sair por aí salvando o mundo de perigosos vilões?

É mais ou menos disso que se trata o livro “Pequenos Heróis”, um achado produzido pelo quadrinhista e escritor Estevão Ribeiro junto a alguns dos mais proeminentes novos desenhistas brasileiros. Surgido de um esforço de mais de três anos, “Pequenos Heróis” apresenta histórias curtas protagonizadas por crianças vivendo situações de heroísmo numa homenagem clara a alguns dos maiores super-heróis dos quadrinhos criados pela americana DC Comics, como Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha, tudo representado apenas através da imagem e sem um único diálogo sequer. Inicialmente pensado como um curta-metragem animado — abortado em seu começo por falta de recurso — o projeto cresceu e acabou se transformando em um livro que reúne um time de desenhistas pra lá de talentosos, evocando em traços simples toda a magia que cerca a mística dos super-heróis, com aquele toque especial que somente a mente de uma criança pode conceber.

“Pequenas Maravilhas”, de Fernanda Chiella, “O garoto de Marte”, ilustrado por Ric Milk e colorido por Dandi, “O Pequeno Rei do Fundo do Mar”, de Jaum e “O garoto das trevas”, do desenhista Emerson Lopes são algumas das excelentes fábulas que fazem parte do livro.

Além deles, “Pequenos Heróis” ainda traz histórias de Mário César [EntreQuadros], que também é coeditor do projeto, Vítor Cafaggi [das tirinhas Punny Parker e Valente MSP50], Davi Calil [da revista MAD], Raphael Salimena [de Linha do Trem, MAD e MSP50], Ricardo Leite [Destino Oeste, Gorgeta e MSP50] e Leo Finocchi [animador do Quarto do Jobi – TV Rá Tim Bum e da webtira Nem Morto].

Concebido, roteirizado e editado por Estevão Ribeiro, criador da tira “Hector e Afonso”, os famigerados e famosos Passarinhos, “Pequenos Heróis” é um dos mais belos tributos prestados ao gênero de super-heróis já feito no Brasil, trazendo releituras de personagens icônicos que há décadas encantam tanto crianças quanto adultos. Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman, Flash, Caçador de Marte e Canário Negro têm sua bravura e grandeza representados em singelas epopeias vividas por crianças e jovens.

Um garoto que resgata a pipa que acabara de fazer para seu irmão caçula, um glorioso rei do mar tentando salvar alguém de um afogamento, uma iluminada tropa de amigos que faz de tudo para não deixar uma amiga solitária, uma relação de amor e ódio entre duas irmãs, um corajoso cavaleiro nigeriano que luta contra uma fera indomável, um valente e solitário garoto com uma peculiar anomalia, um destemido corredor tentando conquistar o coração de uma garota e uma elétrica garotinha salvando o dia com sua estridente voz são alguns dos exemplos reais de heroísmo vividos por estas pequenas e interessantes personagens.

Lançado pela Devir, “Pequenos Heróis” mal chegou às livrarias e já traz na bagagem alguns pequenos grandes feitos. Além do lançamento no mercado nacional, a série será publicada nos Estados Unidos pela editora 215Ink [http://215ink.com/], com o título “Little Heroes”.

Segundo Mário César, o livro vai sair primeiro no formato digital em quatro edições, com capas assinadas por Anderson Nascimento e, posteriormente, sairá em uma edição impressa compilando todas as HQs, como a que está sendo lançada no Brasil pela Devir. Sem dúvida, uma ótima notícia para estes destemidos e anônimos Pequenos Heróis.

O lançamento em São Paulo acontece neste sábado, dia 16 de outubro, a partir das 19:00 hs na livraria do Espaço Unibanco de Cinema.

Serviço

O quê: lançamento Pequenos Heróis
Quando: sábado, 16 de outubro, a partir das 19:00 hs.
Onde: Livraria do Espaço Unibanco de Cinema – Rua Augusta, 1475 [próximo ao metrô Consolação].

com dandi finocchi punny uma