folder Categoria(s) SteamPunk
SteamPunk + VidCast = SteamCast
Assesoria comment Comentários access_time 2 minutos

Creio que foi Abraham Lincoln que disse: “Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore gastaria seis destas horas afiando o meu machado”.

E foi exatamente isso que o Conselho SteamPunk, com apoio da dotweb e do OutraCoisa, produziu o SteamCast, um vidcast dedicado ao SteamPunk e à Ficção Especulativa.

Um plano relativamente antigo, a idéia do SteamCast surgiu logo nos primeiros meses de fundação do Conselho SteamPunk e o site de mesmo nome vinha servindo principalmente para publicar vídeos de entrevistas dada por entusiastas e por membros do Conselho. Foi somente no mês de Novembro de 2010, contudo, que ficou estabelecido que o programa seria bilingue e que as partes em português apresentariam legendas em inglês, além das partes em inglês apresentarem legendas em português.

O programa, projetado para ser feito em 24 horas não consecutivas demandou a criação de um processo de trabalho que não exigisse dedicação integral por mais de duas horas por vez e que fosse pouco sensível a ausência de recurso humano ou de maiores exigências comuns em produções de vídeo. Fazer com que este tipo de requisito de projeto não comprometa os resultados foi o maior motivo de preocupação na produção.

A despeito de uns poucos problemas de legendagem e áudio, o resultado foi bastante positivo, chamou a atenção de entusiastas de SteamPunk em todo o mundo e gerou até maior repercussão fora do Brasil, tendo sido publicado em sites como o Beyond Victoriana (EUA), Overbury Ink (Canadá), MowrerArt (EUA) e está agendado para ser publicado no ClockWorker.de (Alemanha).

O resultado final foi ao ar na noite do dia 24 para o dia 25 de Dezembro de 2010, com breve balanço da produção literária SteamPunk no Brasil, algumas informações sobre o Conselho SteamPunk e uma longa entrevista com o autor de “Frahknshtyne”, Kevin Mowrer. Lançado de propósito na noite de Natal, o SteamCast foi um presente para os entusiastas brasileiros do Movimento SteamPunk e uma contribuição na produção de Cultura SteamPunk para este universo anacrônico retrofuturista.

Assista ao SteamCast

Abraham Lincoln com literia SteamPunk uma