folder Categoria(s) Livros
Literatura Estronha
Rober Pinheiro comment Comentários access_time 5 minutos

A Editora Estronho, de M. D. Amado e Celly Borges, anunciou uma série de novidades e lançamentos para os próximos dias. Filha pródiga do site Estronho & Esquésito, a novíssima casa editorial mineira já conta com alguns lançamentos interessantes em seu catálogo, novos projetos engatilhados e uma série de chamadas abertas para antologias participativas.

Entre os projetos que [ainda] estão recebendo submissões, destaque para os últimos tomos da coleção VII Demônios. Talvez o mais ambicioso projeto da editora, a série pretende reunir em sete livros contos e noveletas que girem em torno dos estudos de Peter Binsfeld, teólogo e padre jesuíta que associou cada um dos sete pecados a um demônio específico. Cada um dos livros trata de um único pecado, além de seu demônio correspondente, que pode ou não ser usado no enredo. Quatro dos sete livros/demônios, Leviathan [entidade que, segundo Binsfeld, supostamente seria o responsável por invocar o pecado da inveja] Belzebu [a gula], Asmodeus [a luxúria] e Lúcifer [a soberba] já tiveram suas histórias fechadas, restando aos pretensos pecadores enviar submissões para os livros que tratam de Belphegor [a preguiça], Mammon [a avareza] e Azazel [a ira].

Além dos VII Demônios, também estão aceitando contos e novelas as antologias História Fantástica do Brasil, que, como o próprio nome diz, objetiva dar um viés fantástico a acontecimentos históricos importantes, como Inconfidência Mineira e a Guerra dos Farrapos, Le Monde Bizarre, que traz o sugestivo subtítulo O Circo dos Horrores e deve agradar em cheio os amantes de histórias de suspense e horror, e Quando o Saci encontra os mestres do terror, espécie de What if…? que pretende juntar os estilos literários de autores do porte de Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, Mary Shelley, Bram Stoker, H. G. Wells, Robert Louis Stevenson, E. T. A. Hoffmann, Guy de Maupassant, Ambrose Bierce e Stephen Kin ao folclore nacional, tudo junto, misturado e depois filtrado pelos corajosos que se aventurarem a encarar o desafio de recriar as lendas de sacis, botos e mães d’água.

Dos lançamentos já ocorridos, a editora traz para São Paulo no final de semana dos dias 13 e 14 de maio, três de seus novos títulos. Adorável Noite, livro de estreia do onipresente Adriano Siqueira, abre o final de semana literário e já na sexta, traz para o Píer Bar uma série de contos, desenhos e imagens da infindável coleção do autor. O tema do livro? Vampiros, claro! Mas, segundo autor e editora, os contos presentes na obra são um retorno às origens, um resgate da personagem tradicional imortalizada na literatura por Bram Stoker e no cinema por Bela Lugosi, sem o glitter e mimimi crepuscular que dominaram as recentes aparições dos imortais descendentes de Vlad Dracul.

Naquele sábado, é a vez do lançamento duplo de Cursed City e Insanas, apostas recentes da editora que foram muito bem recebidas pelo fandom. Cursed City é, salvo engano, a primeira coletânea a investir no gênero weird western por estas plagas. Porém, como nada é aparentemente normal nos projetos da editora, segundo as palavras do próprio Amado, as historias que compõem o livro misturam ao velho oeste toda sorte de criaturas fantásticas, de índios amalucados, demônios de encruzilhada a almas penadas. Entre os autores, Carolina Mancini, Cirilo S. Lemos, Davi M. Gonzales, Ghad Arddhu, Georgette Silen e Romeu Martins, além do próprio M. D. Amado.

Já Insanas… elas matam! reuniu um time exclusivo de escritoras para falar sobre um lado da alma feminina que poucos conhecem, ou gostariam de conhecer: a loucura, em todas as suas formas e vertentes! O livro, que tem prefácio da multifacetada Ana Cristina Rodrigues, traz histórias de Alícia Azevedo, Alma Kazur, B. Caroline, Débora Moraes, Georgette Silen, Gisele G. Garcia, Laila Ribeiro, Laris Neal, N.C., Roberta Nunes, Sandra Franzosoe Tatiana Ruiz, além de uma das capas mais bonitas e chamativas da atual leva de lançamentos fantásticos.

Além destes, a Estronho já anunciou o lançamento futuro das coletâneas Deus Ex Machina, Steampink, Sociedade das Sombras e dos livros Jarbas, de André Bozzeto Jr, Apenas Uma Taça, primeira coletânea de contos da escritora Georgette Silen, Livraria Limítrofe, projeto que pretende ser o “livro sem capa” de Alfer Medeiros e “O Reino dos Sonhos, a Cidade de Cristal” de Natália Couto Azevedo, estes dois últimos através do Selo Fantas, capitaneado por Celly Borges.

Os lançamentos de Adorável Noite, Cursed City e Insanas aconteceram nos dias 13 e 14 de maio, respectivamente, no Píer Bar, na Rua Joaquim Távora, 1327, na Vila Mariana. Mais informações, horários e o convite oficial podem ser obtidos no site da editora:

http://www.editora.estronho.com.br/

Uma última [e importante] informação: a editora possui uma livraria virtual, onde vende seus livros [além de outros de editoras parceiras, como Draco, Tarja e Underworld] com descontos, programas de pontos e outros mimos, como botons e marcadores. A ideia, segundo Amado, é incentivar as vendas online de modo a reduzir o valor final dos livros, além de criar um contato mais proximo entre editora, autor e leitor. Para conhecer o catálogo completo da Loja Estronha, basta acessar: http://estronho.com.br/loja/

[sws_author_bio user=”rober” size=”96″ class=”gray-noborder-round” authorposts=”” name_format=”%s”] [/sws_author_bio]

ambrose bierce edgar allan poe guy de maupassant traz uma