folder Categoria(s) Quadrinhos
Tetralogia Monstro - de Enki Bilal
Bruno Accioly comment Comentários access_time 3 minutos

Enki Bilal é um dos mais densos quadrinistas cuja obra já experimentei, com um traço carregado de dramaticidade e um argumento sempre surpreendente, estrangeiro e instigante, tudo isso sem se perder no rebuscar desnecessário, massante ou irrelevante em que é tão fácil tropeçar ao produzir obras com tão altas aspirações.

Minha memória mais forte de Bilal vem da “Trilogia Nikopol” e dos filmes “Tycho Moon” de 1996 (assista um trecho) e “Immortal” de 2004 (assista um trecho), a primeira filme com um roteiro muito interessante e o segundo com um visual tão marcante e diverso que dificilmente você já viu algum filme com a mesma originalidade estética.

Nos idos de outrora, para conseguir um quadrinho europeu era preciso garimpar na Leonardo DaVinci e em meia dúzia de três ou quatro outros pontos estratégicos da cidade para conseguir um exemplar em português de Portugal mas, felizmente, editoras como a Nemo vêm lançando sucessos que, antes não chegavam às nossas margens.

tetralogia-monstro-enki-bilal-recorte-outracoisa

Desta vez a Nemo está lançando a “Tetralogia Monstro”, um trabalho de Bilal que mergulha da trajetória adulta de Nike, Leyla e Amir, três órfãos nascidos em meio a guerra Iuguslava, na década de 1990. Trata-se de um trabalho muito mais pessoal do autor que chega ao leitor completa, contando com “O Sono do Monstro”, “32 de Dezembro”, “Encontro em Paris” e “Quatro?”.

A estória discorre acerca de uma distopia tecnológica futurista com influência estética oriental e as cores frias costumeiras de Bilal, que continua se atendo ao caminho mais difícil e contrói mais um mundo complexo onde a humanidade busca sua identidade em uma obra profunda e cheia de significado, qualidades tão em falta na maior parte dos enredos quadrinísticos e cinematográficos nos últimos 10 ou 20 anos.

Na Nova Iorque de 2026 o personagem principal, Nike Hatzfeld, se define como “um especialista na memória das coisas que não se interessa pelo passado” e que discorre acerca da história vivida por ele, Samir e Leyla após sobreviverem ao bombardeio a Sarajevo décadas antes e dividirem com ele o mesmo quarto de hospital. Em busca dos amigos, Hatzfeld acaba se envolvendo involuntariamente com uma conspiração internacional que acaba por desenterrar o passado dos três.

A obra está nas prateleiras em formato 24 x 32 cm, capa dura e se estendendo por 272 páginas, já disponível no site da Editora Nemo para compra.

Serviço

Título original: “Monstre – L’Intégrale”
Páginas: 272
Formato: 24 x 32 cm
Acabamento: capa dura
Editora: Editora Nemo
ISBN: 9788564823587
Editora Original: Casterman
http://grupoautentica.com.br/nemo/tetralogia_monstro/975

tetralogia-monstro-outracoisa

Vale lembrar que a “Trilogia Nikopol” também está disponível no site da editora.

A Mulher Enigma Enki Bilal Tetralogia Monstro Trilogia Nikopol Tycho Moon