folder Categoria(s) Cinema
"Crawl" (2019)
De Alexandre Aja, "Predadores Assassinos" é um filme assustador, divertido e que vale o ingresso
Bruno Accioly comment Comentários access_time 3 minutos

Alexandre Aja não é lá tão conhecido, tendo começado a carreira em 1999 com o pós-apocalíptico “Furia“, com Marion Cotillard e tendo dirigido, mais recentemente, os estranhos “The 9th Life of Louis Drax” (2016) e “Horns” (2013).

Em “Crawl” (“Predadores Assassinos”) contudo, o diretor com poucos filmes no portfólio se faz conhecer em uma produção extremamente bem cuidada e convincente sem ser ambiciosa em excesso e empolgando a audiência.

Uma atriz que representa sua geração

Kaya Scodelario, como Haley
Kaya Scodelario, como Haley (foto: Sergej Radović)

Com a ótima Kaya Scodelario (de “Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile” e “Wuthering Heights“) no papel de Haley e Barry Pepper (“True Grit“), no papel de seu pai, Dave, o elenco de poucas pessoas não deixa a desejar.

Kaya Scodelario é dessas atrizes que parece ter nascido para fazer o papel de mulher forte, fruto de seu tempo e símbolo em potencial do ideal dessa geração que não vem fazendo pouco barulho. Seu physique du role aponta na direção de uma pessoa inteligente, sagaz, emocionalmente forte e que daria trabalho para qualquer um que estivesse em seu caminho.

E não é diferente quando ela se depara com anfíbios aquáticos, pelo jeito, quando Haley, uma jovem nadadora que usa de seu talento para manter a bolsa de estudos e que teve o pai por entusiasmado treinador quando de sua adolescência.

Um pouco de humanidade e muita adrenalina

Kaya Scodelario domina o cenário em atuação extremamente física

Inconformada com a separação dos pais, a atlética Haley, a pedido de sua irmã, em meio a uma tempestade e à iminente passagem de um furacão, resolve ir checar se seu pai está bem.

Não se trata de um filme com um intrincado roteiro cheio de dramas humanos, obviamente, mas de uma belamente orquestrada sucessão de situações de perigo, coreografadas – na medida do possível – para serem verossímeis e cheias de tensão.

Barri Pepper e Kaya Scodelario, que já encenaram juntos em dois dos filmes da franquia “Maze Runner” tem ótima interação como pai e filha em cena, na medida do que um filme do gênero permite.

É claro que, as criaturas em questão nadam mais de três vezes mais rápido que o mais rápido medalhista olímpico em natação entretanto, o filme descreve situações específicas nas quais faz sentido suficiente que as coisas se dêem como se dão e, em muitos casos, as coisas dão demasiadamente errado para os protagonistas.

Uma curiosidade interessante é que três personagens que fazem breve aparição se chamam Marv, Stan e Lee, em homenagem à Marvel e à Stan Lee, cujo produtor de três filmes de Spiderman também produziu este.

E, se você ainda não tem certeza se vale conferir, é bom lembrar que o filme é inspirado em eventos reais que se desenrolaram na Flórida quando da passagem do Furacão Florence o que, por si só, já é bastante instigante!

Serviço

Título Original: “Crawl” (2019)
Título em Português: “Predadores Assassinos”
Nota no IMDB: 6.5
Estréia nos EUA: 12 de Julho de 2019
Estréia no Brasil: 26 de Setembro de 2019

Elenco

Kaya Scodelario, como Haley
Barry Pepper, como Dave

Crocodilos