folder Categoria(s) Cinema
"Sombra Lunar" (2019)
Com uma trama inusitada e nostálgica, "In the Shadow of the Moon" surpreende e diverte com inteligência
Bruno Accioly comment Comentários access_time 2 minutos

“In the Shadow of the Moon” é um filme intrigante que parece uma obra perdida na década de 80 e 90 e reencontrada agora… e isso é um grande elogio.

Filmes de ficção científica da década de 80 e 90 tinham um quê de originalidade e nos pegavam de surpresacom temas interessantes e bem engendrados, o que é raro de encontrar hoje em dia.

Química entre a direção e os roteiristas

Sob o título brasileiro de “Sombra Lunar”, a obra dirigida por Jim Mickle (“Cold in July“, de 2014), escrita por Gregory Weidman e Geoffrey Tock (ambos de “Zoo” e “Limitles“) carrega o mistério por detrás do roteiro por mais de uma hora antes de precipitar qualquer pista sobre o que está acontecendo.

Longe disso ser um problema, a estratégia resgata a sensação que se tem, por exemplo, em “Terminator“, de 1984.

Um enredo que prende o espectador

Talvez não seja por acaso que o filme comece em 1988, quando uma mulher misteriosa (Cleopatra Coleman, de “Hover“, 2018) começa a infectar pessoas aleatórias com algo que provoca um severo quadro hemorrágico e acaba por “profetizar” o nascimento da filha do policial que a persegue.

Cleopatra Coleman, como Rya

Nove anos depois, em 1997, o policial (vivido por Boyd Holbrook, de “The Host“, 2013) que a perseguira tem uma filha, ainda prossegue traumatizado pelo ocorrido e tem sua obsessão ressuscitada pelo que parece ser um imitador da serial killer da qual ele achou que se livrara no passado.

Jim Mickle é um diretor com experiência em roteiro e, em todos os seus filmes fica claro seu talento, muito embora nenhum deles seja um blockbuster. E isso provavelmente concorre a favor de suas produções mais descomprometidas e originais.

Em “Sombra Lunar”, o competente elenco de apoio é feito por Michael C. Hall (de “Dexter“, 2006-2013) e Booken Woodbine (de “Riddick 3“, 2013), ambos policiais que viveram a caça à serial killer em 1988.

O filme é solidamente produzido e despretensioso o suficiente para que o enredo se destaque e deixe a obra fazer bonito.

Trailer nacional de “Sombra Lunar”

Serviço

Título Original: “In the Shadow of the Moon” (2019)
Título em Português: “Sombra Lunar”
Nota no IMDB: 6.3
Estréia no Brasil: 27 de Setembro de 2019
Onde Assistir: Netflix

Elenco

Boyd Holbrook, como Locke
Cleopatra Coleman, como Rya
Bokeem Woodbine, como Maddox
Michael C. Hall, como Holt

Viagem no Tempo