folder Categoria(s) Cinema
"O que Resta" (2018)
Nova exibição do longa "O que Resta", de Fernanda Teixeira, no Rio de Janeiro.
Bruno Accioly comment Comentários access_time 2 minutos

O longa “O que Resta” (2018) escrito e dirigido por Fernanda Teixeira – Diretora de Arte do extraordinário “Riscado“, de 2010 – será apresentado na Cinemateca do MAM às 16 horas do dia 29 de Setembro de 2019.

Com entrada franca, o filme fala de um casal assoberbado num emprego que não suporta e esgotado de imposições sociais insuportáveis.

Aos 20 e poucos anos, Bárbara e Luiz, vividos por Renata Guida e Guilherme Dellorto, se refugiam na casa de um amigo, que organiza festas extravagantes que acabam dando vazão aos anseios e desejos latentes dos dois.

Com participação de Bruna Linzmeyer, o drama foge de maiores elucubrações e conflitos, se concentrando unicamente nas ações e reações hedonistas do casal e dos demais participantes da festa dionisíaca.

Apesar do realismo naturalista que parece nortear a obra, o filme busca engenhosidade em esboçar um perfil das relações contemporâneas através de diálogos leves com conotações subjacentes que dão margem a mais profundas reflexões.

Relações Líquidas, Bauman e Flusser?

A bolha de ingestões, sensações e secreções que se descortina é bela, mas de tessitura frágil e profundidade questionável, o que depõe mais a favor que contra a obra, uma vez que isso é argamassa da descrição que a autora parece fazer – intencionalmente ou não – do universo líquido que já fora descrito por Zygmunt Bauman.

Se não falta espaço para a ingestão e para expelir o que se consome, o que não tem qualquer lugar é a digestão, elaboração e reflexão em uma alegoria Flusseriana… e mesmo isso não compromete a poesia do humano e a beleza do prazer, que se preserva na leveza garantida pelo hedonismo e indiferença com qualquer coisa fora da bolha que se habita.

A cacofonia poética entre o desejo latente e o desejo satisfeito – na realidade retratada por Fernanda Teixeira e pelo co-roteirista Ismar Tirelli Neto – é, afinal, o que resta.

Serviço

Local: Cinemateca do MAM
Exibição: Às 16 horas do dia 29 de Setembro de 2019
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3883-5630

Título: “O que Resta
Duração: 136 minutos
Data de Lançamento: 16 de Novembro de 2018
Direção: Fernanda Teixeira
Roteiro: Fernanda Teixeira e Ismar Tirelli Neto

Elenco

Renata Guida, como Bárbara
Guilherme Dellorto, como Luiz
Higor Campagnaro, como Yuri
Bruna Linzmeyer, como Patrícia

Fernanda Teixeira