folder Categoria(s) Cinema
"The Kid" (2019)
D´Onofrio dirige um retrato fiel de uma época selvagem que se vivia no oeste da América do Norte
Bruno Accioly comment Comentários access_time 2 minutos

Vincent D´Onofrio é um dos atores mais prolíficos de sua geração e, além de atuar em “The Kid” (2019), ele dirige seu segundo longa metragem, tendo o primeiro sido “Don´t go in the Woods” (2010), um filme de terror que não impressionou público nem crítica.

Mais maduro e tendo se preparado para a tarefa de contar essa história paralela de Billy “the Kid”, Vincent D´Onofrigo consegue dirigir um filme sólido e interessante sobre como se construía um criminoso na época.

O filme narra a história de um jovem fugitivo que tenta salvar sua mãe e sua irmã de um pai violento e abusivo em um momento histórico em que isso era ainda mais normal que hoje em dia.

Em fuga, Rio Cutler (vivido por Jake Schur) e sua irmã Sara Cutler (Leila George, de “Mortal Engines“, 2018) acabam por se encontrar com o fora da lei Billy “the Kid” quando de sua prisão pelo xerife Pat Garrett, em 1881, encenado magnificamente por Ethan Hawke (“Before Sunrise“, 1995).

Rio e Sara Cutler (Jake Schur e Leila George)

Embora a quantidade de filmes do gênero Western sugira que o Oeste Selvagem foi um período muito duradouro, a rigor este não se estendeu por mais que 30 anos, de 1860 à 1890 – e, discutivelmente, indo até 1910.

O filme faz um trabalho de cenografia elaborado e meticuloso a medida que descortina a brutalidade de uma época em que crianças e adolescentes eram tratados de forma bastante rude e indiferente enquanto não se mostrassem produtivos.

“The Kid” se comunica com outros Westerns

O Billy “the Kid” Bonney de Dane DeHaan (“Valerian“, 2017) é um criminoso maltrapilho e exímio pistoleiro aparentemente com mais sorte que inteligência, sob a Direção de Vincent D´Onofrio (“Full Metal Jacket“, 1987), o que remete diretamente à inesquecível interpretação do personagem por Emilio Estevez em “Young Guns I” (“Jovens Pistoleiros”, de 1988) e “Young Guns II” (“Jovens demais para Morrer”, de 1990).

As semelhanças acabam fazendo com que a nova produção providencialmente converse com os filmes roteirizados por John Fusco.

Isto posto, o amante do gênero vai ver, em “The Kid” (2019), um ótimo Western com uma história interessante que tangencia personagens familiares e empolgantes!

Serviço

Título Original: “The Kid” (2019)
Título em Português: “The Kid
Nota no IMDB: 5.9
Estréia nos EUA: 8 de Março de 2019
Estréia no Brasil: 16 de Maio de 2019

Elenco

Jake Schur, como Rio Cutler
Leila George, como Sara Cutler
Chris Pratt, como Grant Cutler
Dane DeHaan, como Billy ‘The Kid’ Bonney
Ethan Hawke, como Sheriff Pat Garrett
Vincent D’Onofrio, como Sheriff Romero