folder Categoria(s) Cinema, Filmes Clássicos, Filmes de TV
"Threads" (1984)
"Catástrofe Nuclear" é um documento brutal do medo da guerra nuclear nos anos 80
Bruno Accioly comment Comentários access_time 3 minutos

Um ano depois do lendário filme-catástrofe norte-americano “The Day After” (“O dia seguinte”), lançado em 1983, a BBC lançou uma brutal dramatização das decorrências de um conflito nuclear.

No filme, a União Soviética invade o Irã e membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, EUA e Inglaterra, empreendem uma intervenção militar no Oriente Médio, o que leva a uma crise diplomática.

A narrativa se desenrola através de flashes jornalísticos testemunhados pela população de Sheffield, uma cidade no interior do Reino Unido.

Acompanhando a saga de Ruth e Jimmy, um casal que acaba de descobrir que terá um filho, que tencionam se casar e que viajam para Sheffield para encontrar sua família, o filme segue sem dar maiores amostras do que está por vir.

Quando irrompe o conflito nuclear, iminente desde a crise dos mísseis em Cuba, nos idos de 1962, fica óbvio que ainda era impensável, para as autoridades civis, que uma catástrofe dessas proporções pudesse acontecer.

Os acontecimentos horrorosos decorrentes do conflito são narrados sem receio de chocar, as imagens da época, embora destituídas de efeitos especiais mais sofisticados, parecem ainda mais aterrorizantes até por isso mesmo.

É bom lembrar que, para garantir a legitimidade do que foi narrado, os produtores lançaram mão da consultoria de um grupo de cientistas multidisciplinares, dentre eles Carl Sagan, que estudavam as consequências de um conflito usando armas nucleares havia décadas.

A primeira ogiva que atingiu Sheffield em "Threads"
A primeira ogiva que atingiu Sheffield em “Threads”

Um documento do que assombrou o fim do Século XX

Threads” é um tratado importante que diz muito do medo reinante, no início da década de 80, acerca de uma guerra global termonuclear, que substituiu uma noção otimista e ingênua de que a espécie humana como um todo seria dotada de alguma forma de instinto de sobrevivência que a protegeria de cometer atitudes que a colocasse em risco.

Se algo ficou claro, desde fins da década de 60, é que não só a idiotia humana é uma realidade como ela é relevante o suficiente para nos fazer destruir o meio ambiente e continuar acreditando que tudo vai ficar bem.

Assistir o filme é fazer um passeio relativamente seguro, embora desconfortável, pelo pavor que reinava absoluto sob o verniz de viver a vida e tentar ser feliz no final do século XX… e talvez fosse interessante que tivéssemos continuado a ter alguma medida de receio análogo diante das ameaças dos dias de hoje.

Trailer nacional de “Catástrofe Nuclear”

Serviço

Título Original: “Threads” (1984)
Título em Português: “Catástrofe Nuclear”
Nota no IMDB: 8.0
Estréia: 23 de Setembro de 1984