folder Categoria(s) Cinema
"Cidade das Sombras" (2008)
Dois ganhadores, três candidatos ao Oscar e cenografia espetacularmente elaborada em um filme desconhecido e injustamente subestimado 
Bruno Accioly comment Comentários access_time 4 minutos

Produção estranha, com atores importantes e cenografia primorosa que remete a Jean-Pierre Jeunet (“A Cidade das Crianças Perdidas“, de 1995), “Cidade das Sombras” (2008) é uma fantasia para jovens adultos que tem aspirações mais elevadas.

Sob a direção de Gil Kenan – de “Poltergeist” (2015) e “Monster House” (2006) – e com roteiro de Caroline Thompson (“Edward mãos de Tesoura“, 1990) adaptando o livro de Jeanne Duprau, “Cidade das Sombras” constrói uma fábula distópica sobre a perda da memória histórica e seus riscos intrínsecos.

Doon Harrow (Harry Treadaway) e Lina Mayfleet (Saoirse Ronan),

Os responsáveis pela criação da cidade subterrânea de Ember, construíram uma caixa que ficaria sob a responsabilidade de cada um dos futuros prefeitos e que abriria, após duzentos anos, com instruções para que os habitantes da cidade pudessem voltar à superfície.

Por gerações a informação de vital importância acerca das origens de Ember e da serventia da caixa estavam a cargo dos prefeitos até que a linhagem foi interrompida pela morte de um deles, logo substituído em função, mas fraturando a perpetuação de conhecimentos acerca do passado.

Loris Harrow, vivido pelo ótimo Tim Robbins

Gerações depois do previsto, com suas próprias superstições, tradições e elementos culturais, Ember persistia florescendo, apesar de o grande gerador da cidade e toda sua infraestutura já estar em risco há muito e as luzes por sobre os telhados piscarem frágeis lá no alto, por sobre as cabeças dos cidadãos.

Doon Harrow (Harry Treadaway) e Lina Mayfleet (Saoirse Ronan), são dois jovens prestes a receberem suas Atribuições, importante ritual no qual o cidadão é informado de sua função na sociedade.

O Prefeito Cole, vivido por Bill Murray

Lina, em sua genealogia, está ligada ao prefeito que tivera seu mandato abreviado pelo falecimento e, nas quinquilharias de sua avó, está oculta a caixa com as instruções para voltar a superfície.

Doon é filho de Loris Harrow (Tim Robbins), livre pensador e inventor de passado subversivo outrora indisposto com o estado de coisas e que buscava se aventurar com o pai de Lina para fora dos limites inexplorados e inóspitos da cidade de Ember.

Barton Snode, vivido por Toby Jones

Em um momento em que Hollywood garimpa literatura distópica infanto-juvenil para construção de trilogias milionárias, independente da profundidade temática envolvida, “City of Ember” é produzido como um único filme e, dado seu faturamento, lhe é vedada a possibilidade de continuação.

Foi um investimento pesado, que produziu tantos elementos cenográficos que não foi possível usar todos eles no filme e que ficaram abandonados mas ornando as cenas mais amplas da película, que reúne dois ganhadores e três candidatos ao Oscar.

Sul, vivido por Martin Landau

A presença dos ótimos Tim Robbins, Marianne Jean-Baptiste, Liz Smith, Terry Bamber, Bill Murray, Toby Jones, David Ryall e do lendário Martin Landau, no elenco de “Cidade das Sombras”, torna esta uma produção, no mínimo, rara e de relevante amparo artístico.

Apesar da pegada voltada para o jovem adulto, que se manifesta aqui e ali durante o filme, a obra resiste enquanto entretenimento adulto, sobretudo se levamos em conta obras como as de Jean-Pierre Jeunet, que não perdem a capacidade lúdica madura apesar do joguete infantil com o qual seus filmes flertam.

Trailer nacional de “Cidade das Sombras”

Serviço

Título Original: “City of Ember” (2008)
Título em Português: “Cidade das Sombras”
Nota no IMDB: 6.5
Estréia nos EUA: 10 de Outubro de 2008
Estréia no Brasil: 9 de Janeiro de 2009
Onde assistir: Globo Play

Elenco

Saoirse Ronan, como Lina Mayfleet
Harry Treadaway, como Doon Harrow
Tim Robbins, como Loris Harrow
Mary Kay Place, como Mrs. Murdo
Bill Murray, como Prefeito Cole
Martin Landau, como Sul
Toby Jones, como Barton Snode
Marianne Jean-Baptiste, como Clary
Liz Smith, como avó de Lina Mayfleet, em seu último filme
Mackenzie Crook, como Looper
David Ryall, como Chefe Fundador
Ian McElhinney, como Fundador
Terry Bamber, não creditado